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4 de abril de 2018Se numa guerra, o resultado é decidido pela estratégia traçada, no mundo dos negócios – cada vez mais exigente e competitivo, não seria diferente. Para definir as táticas certas, evitar prejuízos que podem ser irreparáveis e sobreviver ao mercado, é indispensável que sua empresa faça um bom planejamento.
No entanto, quando buscam resolver problemas operacionais, muitos gestores tomam decisões equivocadas por não entenderem que, para obter resultados, é necessário integrar toda a área operacional e administrativa e acabam agindo sem pensar a longo prazo, muitas vezes equivocadamente.
Isso se reflete em dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no fim do ano passado, que apontam que mais da metade das empresas brasileiras fecham as portas cinco anos após sua fundação (apenas 37,8% das companhias que nasceram em 2010 sobreviveram até 2015).
Mas o que fazer para evitar prejuízos financeiros na minha empresa?
Uma boa alternativa é lançar mão do S&OP – o planejamento de Vendas e Operações, ou Sales and Operations Planning, na sigla em inglês. O processo consiste em cinco passos que vão otimizar os custos de produção e armazenamento do produto, além de sua disponibilidade.
Passo 1: Analise seu portfólio
A base de todo o trabalho será revisar a estratégia do seu negócio, respondendo às seguintes perguntas:
• Houve mudança nos produtos da minha empresa?
• Quais impactos elas causaram ao meu negócio?
• O que precisamos fazer para amenizar esses impactos?
• Quais produtos ou serviços devo continuar vendendo?
Portfólio definido, é hora de passar para a próxima etapa.
Passo 2: Analise as demandas
É fundamental que você tenha em mente os volumes de vendas estimados para o seu produto ou serviço. Se há demanda de mercado, é preciso definir os preços, as margens para negociação e as condições de pagamento possíveis. Ou seja, revise as suas estratégias de Marketing e não se esqueça de avaliar se e como as novas definições poderão impactar o seu negócio.
Passo 3: Revise a cadeia logística
Quem tem o mínimo de experiência na área, sabe a importância de uma boa Gestão da Cadeia de Suprimentos, ou Supply Chain Management.
Nesta etapa, você vai precisar revisar a cadeia de fornecedores, verificar os níveis de estoque da sua empresa, além de estabelecer o “plano B”, com estratégias claras para eventuais problemas que possam surgir durante uma operação.
Passo 4: Reúna os envolvidos
Este é o momento de apresentar aos principais stakeholders tudo o que foi levantado até aqui. O objetivo é identificar as vulnerabilidades do processo, analisando os diferentes cenários financeiros, as metas da empresa e os riscos das mudanças.
Daqui, você sairá com o cronograma de ações e os pontos críticos definidos para finalizar o seu Plano Estratégico.
Passo 5: Comunique as mudanças
A última fase do processo de S&OP consiste em uma reunião com a Alta Administração da empresa para concluir o direcionamento às tomadas de decisões relacionadas aos pontos críticos do plano.
Feito isso, basta formalizar o plano acordado para todos os gestores da companhia, para que fiquem cientes sobre as novas prioridades e contribuam para a evolução dos processos.
Melhoria Contínua
Depois de finalizar todos esses passos, o trabalho não acabou. É importante realizar o monitoramento de todas as etapas com o intuito de garantir para a empresa uma crescente participação no mercado, independente da sazonalidade e dos picos de demanda. Sua equipe de Marketing também deve estar alinhada e atenta às necessidades do mercado e às novas demandas de produtos/serviços.
Vale lembrar que o conceito de S&OP é amplo e deve ser adaptado à realidade da sua empresa, podendo ser implementado de forma gradativa, até atingir a maturidade necessária para gerar os resultados que você busca e evitar prejuízos financeiros à sua empresa.
Rodrigo Cruz, Gerente de Projetos da Flexmade.